Distrito Paulista
Primeiros Passos
Alguns passos são necessários e importantes antes do início da promoção, inscrição e programação. Siga cada um destes passos para que a organização do Clube seja harmônica. Sendo bem formado, conseqüentemente o Clube também será bem mantido.
A ORGANIZAÇÃO
1. Estude bem e conheça detalhes sobre o funcionamento do programa.
2. Apresente a idéia ao seu pastor distrital.
3. Converse com os líderes da igreja sobre o plano.
4. Mantenha contato com o Regional de Jovens de sua região, em busca de apoio.
5. Submeta o surgimento do Clube e a nomeação da diretoria à comissão da igreja.
6. Recrute jovens interessados em trabalhar com o Clube.
7. Reúna a diretoria eleita para escolher os demais líderes.
8. Reúna toda a equipe escolhida para:
- Estudar o funcionamento do Clube.
- Definir o nome do Clube. Evitar nomes pejorativos.
- Definir o plano de promoção do Clube, número de vagas, sistema de inscrição.
- Definir o dia e hora da primeira reunião.
- Dividir as tarefas de promoção.
- Definir o dia, local e horário das reuniões.
- Planejar os dois primeiros meses de atividades.
- Organizar a provisão de fundos.
Sugestão: Nessa reunião, se possível, o Regional de jovens de sua região deve estar presente.
9. Submeta o nome escolhido à aprovação da Comissão da Igreja e da Associação ou Missão.
ONDE BUSCAR NOVOS PARTICIPANTES
Para obter um bom número de participantes é interessante buscá-los onde eles estão. Veja alguns destes locais:
- Escola Sabatina Jovem.
- Escola Adventista.
- Culto JA.
- Liderança do Clube de Desbravadores.
- Famílias da igreja.
- Listagem de todos os membros da igreja, na faixa etária de 15 a 35 anos de
- idade.
A PROMOÇÃO
Para que o recrutamento tenha um bom resultado, você deve usar alguns métodos especiais. As sugestões são as seguintes:
1. Folheto promocional especial (disponível no Ministério Jovem da sua Associação e Missão) a ser entregue aos jovens e membros da igreja. Esses talvez possam conhecer jovens interessados em participar do projeto.
2. Fixação de cartazes e faixas - na igreja e nos locais onde os jovens costumam estar.
3. Contagem regressiva a cada sábado, para criar um clima de expectativa, apontando quantos dias faltam para o inicio das atividades do Clube.
4. Vídeo promocional apresentando o trabalho de outro Clube (com depoimento dos participantes). Busque maiores informações com o diretor do Ministério Jovem de sua Associação ou Missão.
5. Programa especial na igreja com a presença do Regional JA, Pastor Distrital, diretor do Ministério Jovem da Associação ou Missão e membros de outro Clube, se possível.
6. Contato pessoal compartilhando a expectativa da atuação do Clube em favor dos jovens da igreja.
7. Visitas especiais a jovens que possam ter interesse em participar do Clube.
8. Apelo público do Pastor distrital aos jovens da igreja.
O ideal é que a promoção da abertura do Clube e da data das inscrições seja feita com pelo menos quatro semanas de antecedência.
A INSCRIÇÃO
A inscrição é o momento em que o Clube começa a se tornar uma realidade. É a prova de que a promoção foi bem feita. Alguns detalhes devem ser considerados:
1. Organize a equipe do Clube para receber os inscritos. O diretor dará as boas vindas. O secretário preencherá a fi cha de inscrição e o tesoureiro receberá a taxa de matrícula estabelecida pela diretoria.
2. A inscrição deve ser efetuada no mesmo dia e local em que serão realizadas as programações do Clube.
3. A liderança já deverá estar uniformizada.
4. É recomendável preparar cópias do planejamento e regulamento do Clube para entregar aos participantes.
5. O número de vagas deve ser preenchido por ordem de inscrição. Caso sobrem vagas, as inscrições podem se manter abertas ainda nas próximas duas reuniões do Clube.
O PROGRAMA DO DIA DA INSCRIÇÃO
Comece e termine dentro do horário (no máximo duas horas).
Esteja com a diretoria já uniformizada.
O programa do Dia da Inscrição deverá conter:
- 1. Cerimônia dos ideais
Participação de todo o grupo na apresentação dos ideais do Jovem Adventista. É importante utilizar, também, a bandeira JA.
- 2. Meditação
Pelo pastor distrital, se possível.
- 3. Boas-vindas e apresentação
a. Explicação acerca do uniforme e demais requisitos.
b. Esclarecimentos sobre as taxas ou mensalidades. Finalidade a que se destinam.
c. Detalhamento do programa.
d. Informaçã acerca das funções da diretoria e apresentação da mesma.
- 4. Organização
a. Divisão dos jovens em equipes. Organize pelo menos duas equipes.
b. Apresentação dos planos e programas do ano. Feita pelos coordenadores.
c. Escolha do nome das equipes. Em concordância com o nome do Clube.
d. Início de alguma atividade do cartão de Medalha de Prata ou Ouro, aprender os ideais, etc.
e. Atividades recreativas entre as equipes.
- 5. Encerramento
a. Reunião das equipes para as palavras fi nais do diretor.
b. Informações sobre a próxima reunião.
c. Oração.
- 6. Avaliação e planejamento
Após o programa, reunião da diretoria do Clube para avaliar o programa do Dia da Inscrição, a divisão das equipes, a atuação de cada líder e planejar o próximo programa.
A PROMOÇÃO REGULAR
As reuniões do Clube podem ser semanais ou quinzenais. Podem ser realizadas aos sábados à noite ou domingos e em horário de acordo com a realidade da região e os demais programas da igreja.
As reuniões envolverão:
- Atividades espirituais
- Atividades missionárias
- Atividades culturais
- Atividades físicas
- Atividades comunitárias
- Atividades recreativas
- Capacitação de liderança
- Campismo
As reuniões deverão apresentar um modelo fl exível, criativo, com partes variadas. O conteúdo básico, porém, deverá ser:
- Abertura:
Informações sobre as atividades
Música
Oração
Momento dos ideais (Voto, lema alvo, propósito e objetivo)
- Mensagem e Oração
- Atividades em equipe
Medalhas de ouro e prata
Medalha de dedicação
Requisitos de Liderança Jovem
Habilidades
Etc.
- Atividades gerais
Espirituais
Comunitárias
Missionárias
Recreativas
Culturais
Treinamento
Físicas
Campismo
- Encerramento
Informações
Hino e Oração
AS FINANÇAS
Os recursos financeiros do Clube deverão ser totalmente movimentados através da tesouraria da igreja local. O orçamento do Clube poderá ser resultado de:
Cotas regulares pagas pelos participantes (semanais ou mensais).
Doações especiais.
Ajuda de padrinhos do Clube ou dos jovens.
Campanhas especiais.
Pagamento de taxas de programas.
Fonte: “Clube de Jovens — Voe mais alto!”, páginas 18 a 22