Distrito Paulista


Primeiros Passos

 

 

    Alguns passos são necessários e importantes antes do início da promoção, inscrição e programação. Siga cada um destes passos para que a organização do Clube seja harmônica. Sendo bem formado, conseqüentemente o Clube também será bem mantido.

A ORGANIZAÇÃO


1. Estude bem e conheça detalhes sobre o funcionamento do programa.
2. Apresente a idéia ao seu pastor distrital.
3. Converse com os líderes da igreja sobre o plano.
4. Mantenha contato com o Regional de Jovens de sua região, em busca de apoio.
5. Submeta o surgimento do Clube e a nomeação da diretoria à comissão da igreja.
6. Recrute jovens interessados em trabalhar com o Clube.
7. Reúna a diretoria eleita para escolher os demais líderes.
8. Reúna toda a equipe escolhida para:

- Estudar o funcionamento do Clube.
- Definir o nome do Clube. Evitar nomes pejorativos.
- Definir o plano de promoção do Clube, número de vagas, sistema de inscrição.
- Definir o dia e hora da primeira reunião.
- Dividir as tarefas de promoção.
- Definir o dia, local e horário das reuniões.
- Planejar os dois primeiros meses de atividades.
- Organizar a provisão de fundos.
Sugestão: Nessa reunião, se possível, o Regional de jovens de sua região deve estar presente.

9. Submeta o nome escolhido à aprovação da Comissão da Igreja e da Associação ou Missão.

    ONDE BUSCAR NOVOS PARTICIPANTES


Para obter um bom número de participantes é interessante buscá-los onde eles estão. Veja alguns destes locais:

  • Escola Sabatina Jovem.
  • Escola Adventista.
  • Culto JA.
  • Liderança do Clube de Desbravadores.
  • Famílias da igreja.
  • Listagem de todos os membros da igreja, na faixa etária de 15 a 35 anos de
  • idade.

A PROMOÇÃO


    Para que o recrutamento tenha um bom resultado, você deve usar alguns métodos especiais. As sugestões são as seguintes:

1. Folheto promocional especial (disponível no Ministério Jovem da sua Associação e Missão) a ser entregue aos jovens e membros da igreja. Esses talvez possam conhecer jovens interessados em participar do projeto.

2. Fixação de cartazes e faixas - na igreja e nos locais onde os jovens costumam estar.

3. Contagem regressiva a cada sábado, para criar um clima de expectativa, apontando quantos dias faltam para o inicio das atividades do Clube.

4. Vídeo promocional apresentando o trabalho de outro Clube (com depoimento dos participantes). Busque maiores informações com o diretor do Ministério Jovem de sua Associação ou Missão.

5. Programa especial na igreja com a presença do Regional JA, Pastor Distrital, diretor do Ministério Jovem da Associação ou Missão e membros de outro Clube, se possível.

6. Contato pessoal compartilhando a expectativa da atuação do Clube em favor dos jovens da igreja.

7. Visitas especiais a jovens que possam ter interesse em participar do Clube.

8. Apelo público do Pastor distrital aos jovens da igreja.

    O ideal é que a promoção da abertura do Clube e da data das inscrições seja feita com pelo menos quatro semanas de antecedência.

A INSCRIÇÃO


    A inscrição é o momento em que o Clube começa a se tornar uma realidade. É a prova de que a promoção foi bem feita. Alguns detalhes devem ser considerados:

1. Organize a equipe do Clube para receber os inscritos. O diretor dará as boas vindas. O secretário preencherá a fi cha de inscrição e o tesoureiro receberá a taxa de matrícula estabelecida pela diretoria.

2. A inscrição deve ser efetuada no mesmo dia e local em que serão realizadas as programações do Clube.

3. A liderança já deverá estar uniformizada.

4. É recomendável preparar cópias do planejamento e regulamento do Clube para entregar aos participantes.

5. O número de vagas deve ser preenchido por ordem de inscrição. Caso sobrem vagas, as inscrições podem se manter abertas ainda nas próximas duas reuniões do Clube.

O PROGRAMA DO DIA DA INSCRIÇÃO


    Comece e termine dentro do horário (no máximo duas horas).

    Esteja com a diretoria já uniformizada.

    O programa do Dia da Inscrição deverá conter:

  • 1. Cerimônia dos ideais

Participação de todo o grupo na apresentação dos ideais do Jovem Adventista. É importante utilizar, também, a bandeira JA.

  • 2. Meditação

Pelo pastor distrital, se possível.

  • 3. Boas-vindas e apresentação

a. Explicação acerca do uniforme e demais requisitos.
b. Esclarecimentos sobre as taxas ou mensalidades. Finalidade a que se destinam.
c. Detalhamento do programa.
d. Informaçã acerca das funções da diretoria e apresentação da mesma.

  • 4. Organização

a. Divisão dos jovens em equipes. Organize pelo menos duas equipes.
b. Apresentação dos planos e programas do ano. Feita pelos coordenadores.
c. Escolha do nome das equipes. Em concordância com o nome do Clube.
d. Início de alguma atividade do cartão de Medalha de Prata ou Ouro, aprender os ideais, etc.
e. Atividades recreativas entre as equipes.

  • 5. Encerramento

a. Reunião das equipes para as palavras fi nais do diretor.
b. Informações sobre a próxima reunião.
c. Oração.

  • 6. Avaliação e planejamento

Após o programa, reunião da diretoria do Clube para avaliar o programa do Dia da Inscrição, a divisão das equipes, a atuação de cada líder e planejar o próximo programa.

A PROMOÇÃO REGULAR


    As reuniões do Clube podem ser semanais ou quinzenais. Podem ser realizadas aos sábados à noite ou domingos e em horário de acordo com a realidade da região e os demais programas da igreja.

    As reuniões envolverão:

  • Atividades espirituais
  • Atividades missionárias
  • Atividades culturais
  • Atividades físicas
  • Atividades comunitárias
  • Atividades recreativas
  • Capacitação de liderança
  • Campismo

    As reuniões deverão apresentar um modelo fl exível, criativo, com partes variadas. O conteúdo básico, porém, deverá ser:

  • Abertura:

Informações sobre as atividades
Música
Oração
Momento dos ideais (Voto, lema alvo, propósito e objetivo)

  • Mensagem e Oração
  • Atividades em equipe

Medalhas de ouro e prata
Medalha de dedicação
Requisitos de Liderança Jovem
Habilidades
Etc.

  • Atividades gerais

Espirituais
Comunitárias
Missionárias
Recreativas
Culturais
Treinamento
Físicas
Campismo

  • Encerramento

Informações
Hino e Oração

AS FINANÇAS


    Os recursos financeiros do Clube deverão ser totalmente movimentados através da tesouraria da igreja local. O orçamento do Clube poderá ser resultado de:

Cotas regulares pagas pelos participantes (semanais ou mensais).
Doações especiais.
Ajuda de padrinhos do Clube ou dos jovens.
Campanhas especiais.
Pagamento de taxas de programas.


Fonte: “Clube de Jovens — Voe mais alto!”, páginas 18 a 22