Distrito Paulista


QUATRO ÊNFASES ESPECIAIS

 

 

    Todos os programas e projetos do Clube de Jovens devem ser cuidadosamente avaliados, visando abarcar quatro áreas de ação para que possam atender ao jovem como um todo: instrução, adoração, comunhão e serviço. Esses módulos foram estabelecidos para que a liderança do Clube de Jovens e sua equipe não corram o risco de perder o rumo, mas para que possam alcançar nosso objetivo central que é “Salvar do pecado e guiar no serviço”. Qualquer atividade que não leve em consideração esses módulos corre o risco de absorver tempo, recursos e idéias e não alcançar a efi ciência desejada. Não estamos em tempo de desperdiçar energia.

1. INSTRUÇÃO

Base bíblica – Efésios 4:13

    É o agente básico para produzir mudança de comportamento.

    Nenhum programa do Clube de Jovens deve ser realizado sem visar à instrução de seus participantes, buscando levá-los às melhores escolhas e caminhos para a vida, tanto espiritual como social. A ênfase na instrução também deve ser direcionada às atividades dos jovens em favor da comunidade. Nesse módulo está a base intelectual do Clube de Jovens.

2. ADORAÇÃO

Base bíblica – Apocalipse 4:11; 5:9-10, 12-14.

    É a oportunidade de aproximação com Deus para o fortalecimento da fé, da devoção e do testemunho. É a ênfase espiritual do Ministério Jovem. Uma atividade de jovens sem base espiritual é como uma árvore sem raiz. Perde o sentido e o objetivo.

3. COMUNHÃO

Base bíblica – João 17:21, 23; Atos 2:44-47.

    A ênfase na comunhão envolve a integração e o companheirismo com Deus e com os outros. A comunhão entre os jovens fortalece a amizade e por isso deve ser usada como atrativo e ponte, levando-os ao envolvimento com os outros módulos. Nesse módulo se destacam as bases social e física do Clube de Jovens.

4. SERVIÇO

Base bíblica – Efésios 2:10; Gálatas 6:10

    Esse é o módulo que leva os jovens na direção do seu semelhante.

    É a religião prática. O serviço comunitário é uma das grandes formas de envolvimento do jovem, tendo em vista a aceitação, estímulo e reconhecimento que a sociedade oferece àqueles que o realizam.

    Além da visão comunitária, esse módulo envolve o serviço evangelístico, pois nossa missão é servir à comunidade, como um meio de levá-la a Cristo. É o Clube de Jovens em movimento, utilizando todas as faculdades, físicas, mentais, espirituais e sociais a serviço do Senhor.

SETE MÓDULOS

1. ORGANIZAÇÃO

    O Módulo da Organização apresenta a história do ministério jovem na Igreja Adventista do Sétimo Dia. A forte ênfase está no ministério jovem fundamentado na igreja local e não em um ministério fundamentado em eventos ou na própria organização. As responsabilidades dos líderes estão delineadas neste módulo. O conteúdo desse módulo ajudará a igreja local em seu ministério a favor dos  jovens e ajudará o Departamental de Jovens da Associação / Missão em seu programa de capacitação para a liderança da igreja.

2. LIDERANÇA

    Este módulo incorpora todos os aspectos da capacitação de liderança em todas as áreas do Ministério Jovem. Os Cursos de liderança JA, Liderança de Desbravadores e Dirigente de Aventureiros servem como base da liderança na igreja local.      O módulo também contempla reuniões especiais, realizadas pelos pastores buscando capacitar os jovens a se envolverem nos vários Ministérios da Igreja.

3. CONSAGRAÇÃO

    O Módulo da consagração gira, essencialmente, em torno das atividades e programas de natureza devocional, que oferecem oportunidades especiais de afirmação e celebração. Aqui estão as semanas de oração, semana dos jovens amigos, finais de semanas com Deus, retiros espirituais, conferências Bíblicas, pequenos grupos e outros.

    Aqui também entra a forte ênfase que deve ser dada à vida devocional pessoal. Estimular a leitura do Ano Bíblico, o estudo da Lição da Escola Sabatina e a leitura dos livros do Espírito de Profecia.

4. ADORAÇÃO

    A adoração, especialmente o culto, é o foco deste módulo. O culto não é meramente estar na igreja. O exercício religioso do culto é aprender a viver na presença de Deus e a integrar na vida diária o que se aprendeu na igreja. O objetivo deste módulo é apresentar sugestões aos líderes de jovens para que eles possam ajudar os jovens a descobrirem a alegria do culto e a adotarem um espírito de adoração na igreja.

5. DISCIPULADO

    Este módulo destaca como ajudar os jovens a se tornarem discípulos e a  permanecerem nesse caminho. É feita uma apresentação abrangente sobre o aspecto espiritual e psicológico da liderança jovem.  Os grupos de crescimento e alento que estão se especializando no bem-estar espiritual dos membros encontrarão aqui material para alcançar tudo o que desejam com os jovens ou seus familiares.  O objetivo final é fazer outros discípulos para o Senhor e equipá-los para compartilharem sua fé.

6. COMPANHEIRISMO

    Este módulo ajuda os jovens a encontrarem materiais que provêem recreação significativa para os membros da Sociedade JA.  Os jovens devem ser levados a descobrir a recreação significativa e a tomarem parte dela aprendendo a lidar com seu tempo livre.  A recreação deve ser oferecida através de práticas apropriadas e definidas, que reflitam o estilo de vida adotado pelos adventistas do sétimo dia.  Este módulo deverá oferecer respostas para essas necessidades.

7. TESTEMUNHO

    O testemunho, a transmissão da experiência de vida com o Senhor,  está entre os ministérios mais destacados e importantes para um jovem cristão.

    Os jovens e seus líderes devem receber um constante estímulo no sentido de se tornarem testemunhas onde quer que estejam. Isso deve ser feito:

1. Através de eventos que valorizem o papel do testemunho;
2. Através da promoção de atividades de testemunho nos programas regulares do Ministério Jovem;
3. Através da oferta de material próprio para o testemunho jovem;
4. Através de projetos de evangelismo claros e prioritários;
5. Através do envolvimento do Ministério Jovem com o programa missionário da igreja;
6. Através da postura do departamento sempre promovendo esta visão.


Fonte: “Clube de Jovens — Voe mais alto!”, páginas 9 e 10